SMZC/FNAM reúne com médicos(as) do CHUC

2012.02.06

Realizou-se no dia 6 de Fevereiro de 2012, pelas 11h30, no Auditório Principal dos HUC, uma reunião geral com médicos do CHUC (HUC, CHC e CHPC).

Constituíram a mesa da reunião, Dr. Sérgio Esperança, Presidente da FNAM e do SMZC, Dr. Mário Jorge, Vice-presidente da FNAM, Dr. José Alberto Pena, Vice-presidente do SMZC, o Dr. António Dias pertencente à C. Executiva e Conselho da FNAM e o Jurista do SMZC Dr. Carlos Ferrer

Dada a atual situação política e às múltiplas questões que se colocam no plano da intervenção sindical: Foi referida a importância da posição dos médicos face à recusa de realização de trabalho extraordinário, para além do limite legal e impacto que esta atitude terá sobre a conduta do Ministério da Saúde, no plano negocial.

Foi dada informação sobre as negociações com o MS, nomeadamente da possibilidade de propostas da parte Governamental de grelhas salariais, propostas estas não concretizadas e mais uma vez adiadas em Reunião realizada no passado dia 6.

Foi salientada a importância do descanso compensatório, legalmente previsto e com irregularidades e incumprimentos em vários Hospitais, nomeadamente no CHUC; desta situação houve queixas publicamente referenciadas nesta Reunião.

Acerca da Reorganização Hospitalar a nível global, salientou-se a importância da real necessidade desta reorganização, com o impasse actual da inexistência de estudos e propostas coerentes ou projectos conhecidos. Foi unânime a opinião de que a reunificação dos hospitais de Coimbra e a criação do CHUC, levanta grandes preocupações aos Profissionais da Saúde, nomeadamente aos Médicos, no que se refere à estabilidade laboral e às condições de trabalho, assim como ao futuro assistencial no CHUC.