Newsletter abril 2023

Newsletter abril 2023

Esta newsletter contem imagens! Ver online 

smzc - desde 1979


NEWSLETTER SMZC //

3/2023 ‍

 

Newsletter do Sindicato dos Médicos da Zona Centro.

O dia a dia do vosso Sindicato!


 


 

 

4 de abril » Apoio à formação de internos

A FNAM disponibiliza um Fundo de Apoio à Formação Médica para apoiar os médicos internos na sua formação pós-graduada, nomeadamente na participação em congressos, cursos, workshops e estágios.


 


Para o ano de 2023, o valor total para o apoio é de 30 mil euros, divididos por trimestre. A segunda fase de candidaturas decorre até ao dia 31 de maio, para ações de formação a decorrer no 3.º trimestre de 2023.


 


Sabe mais e candidata-te em www.fnam.pt


 

14 de abril » SMZC visitou ULS Castelo Branco


Uma delegação do SMZC, composta pelas dirigentes Heunice Navas e Luísa Isabel Silva, deslocou-se ontem à ULS Castelo Branco. A visita teve início no Centro de Saúde de São Tiago, onde se deu a conhecer o sindicato a alguns médicos internos e deu resposta a questões, nomeadamente relativas a regimes/horários. Os principais problemas transmitidos foram a lista de utentes sem Médico de Família muito expressiva, falta de organização, problemas de intersubstituição na ausência de profissionais, a não abertura de vagas segundo as necessidades e problemas de índole administrativo.






 

 

20 de abril » SMZC marcou presença em concentração na
Marinha Grande

No passado dia 14 de Abril, o SMZC marcou presença na “Reunião/Concentração Pública” organizada pela Comissão de Utentes em Defesa do SAP da Marinha Grande, que teve como ponto de encontro a Praça Stephens e onde discursaram representantes da Comissão de Utentes em Defesa do SAP da Marinha Grande e da Comissão de Profissionais do ACES PL contra a ULS da Região de Leiria. As intervenções focaram vários problemas na área da saúde, nomeadamente a falta de médicos de família e o crescente número de utentes sem acesso a uma equipa de saúde familiar, assim como os receios decorrentes do impacto da criação da futura Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria na região. As intervenções vincaram a necessidade do robustecimento do Serviço Nacional de Saúde e a necessidade de carreiras médicas e grelhas salariais atractivas de forma a atrair e fixar profissionais no concelho, preocupações com as quais o SMZC se solidariza.


 

2 de maio » SMZC no 1.º de Maio em Coimbra

No 1.º de Maio, os médicos saíram à rua.

Porque o seu trabalho tem que ser respeitado e valorizado.

Porque o país precisa de um SNS capaz de responder à saúde de quem cá vive.



 

3 de maio » SMZC em Finisterra

Outra vez ?! - perguntarão alguns, achando estranha a persistência de mais do mesmo, quando há tantas alternativas por esse mundo fora, e quando nem sequer é a fé que move a maioria de nós. Sim, outra vez e outra porque nunca é igual, a não ser o companheirismo, a boa disposição e um " je ne sais quoi" que paira no ar...

 


 

 

3 de maio » Opinião: Novo Ciclo Político (IX) – Médicos no SNS: Dedicação Exclusiva e não plena!

Quando os sindicatos médicos tentam negociar até 30 de junho com o Governo, uma nova tabela salarial e repristinar o regime de trabalho em dedicação exclusiva que o Governo tenta denominar de “dedicação plena”, convém afirmar que é determinante o que se fará com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, dentro dele, particularmente com a carreira dos médicos.


 

5 de maio » SMZC promoveu formação para estudantes

Decorreu no dia 5 de maio formação promovida pelo SMZC a estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior.

A ação foi conduzida pela presidente do sindicato, Vitória Martins, e pelo advogado, Miguel Monteiro.


EVENTOS A REALIZAR


 

19 de Maio » Assédio moral no local de trabalho e burnout

19 de maio

Sede do SMZC

Inscrições até 17 de maio para geral@smzc.pt

 

 
 
 

20 de Maio » 

Marcha pelo direito à saúde

 

 

 

 



www.smzc.pt | contate-nos


Se não deseja receber mais a newsletter clique em baixo

Remover