Newsletter fevereiro 2023

Newsletter fevereiro 2023

Esta newsletter contem imagens! Ver online 

smzc - desde 1979


NEWSLETTER SMZC //

abril 2024 ‍

 

Newsletter do Sindicato dos Médicos da Zona Centro.

O dia a dia do vosso Sindicato!

 

FNAM divulga aviso prévio de greve e anuncia concentração no dia 8 de março 


A FNAM enviou o aviso prévio de greve para os dias 8 e 9 de março e agendou uma concentração, no dia 8 de março, pelas 15h00, em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa.

Esta é uma greve para todos os médicos e médicas. É fundamental a participação de todos nesta greve, de forma a mostrar ao Governo e à sociedade que estamos unidos em defesa da nossa profissão, dos nossos doentes e do SNS.

Não queremos migalhas. Precisamos de condições dignas de trabalho para podermos trabalhar no SNS, exigimos a valorização das grelhas salariais e queremos poder conciliar a nossa vida profissional com a nossa vida pessoal e familiar.

Consulte o aviso prévio de greve, que define os serviços abrangidos, o período de greve, os serviços mínimos e os objetivos da greve.

Faça a pré-inscrição nos autocarros para a concentração, em Lisboa, no dia 8 de março.

 
 



 

 

 

 

10 de Fevereiro » Reunião no hospital de Aveiro


O SMZC reuniu com os médicos do Hospital de Aveiro. Do SMZC estiveram presentes as dirigentes Teresa Santos, Vitória Martins e Natércia Veloso. Foi discutida e analisada a situação actual das negociações e dos motivos pelos quais está prevista uma greve de médicos para os dias 8 e 9 de Março. É necessário revitalizar o SNS que se pretende eficaz e universal, capaz de fixar os médicos. Para tal, além de adequadas condições de trabalho e de perspectivas de evolução na carreira com adequadas condições de evolução tecnológica temos de garantir um salário base adequado. Foi ainda discutido o papel central do Director Clínico e da necessidade de ser eleito, sendo de facto um representante dos médicos No Hospital de Aveiro persistem problemas graves e um desânimo grande associado a condições de trabalho adversas, atropelo a direitos parentais e ausência de lideranças fortes que defendam os médicos. O SMZC / FNAM comprometeu- se a ativamente denunciar todos os problemas sentidos que os médicos nos façam chegar, se necessário, de forma anónima e a actuar e sensibilizar todos os médicos do hospital para a necessidade de defesa dos direitos laborais e de condições para desenvolver o trabalho e a carreira dando aos utentes assistência médica do mais alto nível.


 

9 de Fevereiro » SMZC na Assembleia da República


O Sindicato dos Médicos da Zona Centro esteve representado pela dirigente Manuela Soares, na Assembleia da República, para audiência pedida pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM) à Comissão Parlamentar da Saúde, Grupo de Trabalho - Saúde Mental.

A FNAM, que integra os 3 sindicatos, esteve ainda representada pelo Sindicato dos Médicos do Norte (João Canha) e Sindicato dos Médicos da Zona Sul (Zita Gameiro e André Gomes).
Em apreço esteve a apresentação de contribuições e propostas da FNAM para alteração à atual Lei de Saúde Mental, em discussão na especialidade.

A clarificação de conceitos e alguns dos pressupostos constantes na atual lei, pela FNAM, visa aprimorar a salvaguarda dos direitos e deveres da pessoa com doença mental.






 




7 de Fevereiro » Reunião em Leiria

O Sindicato dos Médicos da Zona Centro deslocou-se ao Centro Hospitalar de Leiria onde reuniu com médicos da região.

O SMZC promoveu com os médicos de Leiria, uma reunião aberta a todos os médicos, hospitalares e dos cuidados de saúde primários.

Foi discutida e analisada a situação actual das negociações e dos motivos pelos quais está prevista uma greve de médicos para os dias 8 e 9 de Março. Foi opinião geral que esta greve se justifica e que os médicos necessitam da actualização do seu salário base, de forma a revitalizar o SNS que se pretende eficaz e universal, capaz de fixar os médicos. Tal não pode ser dissociado de adequadas condições de trabalho. Foi ainda debatida a necessidade de negociar suplementos remuneratórios para os orientadores de formação e chefes de equipa e que a dedicação plena tem de ser opcional e majorada.

EVENTOS A REALIZAR

 
Reunião com Médicos no Hospital Distrital
da Figueira da Foz


» 15 de fevereiro

 

» Auditório


 

Curso de Sindicalismo Médico

 

 » 17 de fevereiro

» Sede do SMZC


 

Reunião com Médicos no IPO de Coimbra

 

» 23 de fevereiro



 

Reunião com Médicos nos CHUC

 

» 6 de março

» 10h HUC - Anfiteatro 1

» 12h Hospital Geral - Auditório

EM JANEIRO



Grupo de Teatro do SMZC recordou Eugénio de Andrade


No centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, o Sindicato dos Médicos da Zona Centro através do seu grupo de Teatro desenvolveu a Performance Poética "Na Sombra de Eugénio".

Os elementos do conjunto dirigido por Deolindo Pessoa deram vida a alguns poemas do poeta, ao som de agradáveis melodias escolhidas a rigor para a ocasião.


SMZC organizou formação dirigida aos Médicos Internos

 

Informações sobre a legislação vigente e os direitos e deveres afetos à sua atividade, foram a base da formação ministrada pelo SMZC a Médicos Internos, numa ação que decorreu no dia 12 de Janeiro, na sede do Sindicato.

 


Comunicado FNAM


Mais Médicos: um engodo do Governo que ignora processo negocial

À revelia das negociações com os sindicatos médicos, o Governo anunciou um verdadeiro engodo – o programa «Mais Médicos» –, dando a ideia errada que vamos passar a ter mais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Para a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), os médicos apenas se fixam no SNS se virem os seus salários atualizados – e é aqui que o Governo se deveria concentrar.

 



www.smzc.pt | contate-nos


Se não deseja receber mais a newsletter clique em baixo

Remover