Artigos de Opinião

Artigos de opinião de dirigentes


SPMS – um caso de dissociação cognitiva

Enviar por E-mail

2017.12.12

acacio gouveia 1

Acácio Gouveia
Médico de Família

Visão sem ação é sonho, ação sem visão é pesadelo
Provérbio japonês

Li, com curiosidade, a entrevista do Prof. Henrique Martins publicada dia 15 deste mês. Li “e ri como quem tem penado muito” (para parafrasear Alberto Caeiro). E tem penado às mãos do inefável equipamento com que o nosso querido líder informático faz o obséquio de nos torturar. Se alguma dúvida existia quanto à capacidade da IA se complementar com emoções artificiais, o SI do SNS tem demonstrado possuir uma paleta suficientemente diversa de estados de espírito que contribuem para entreter, isto é, esfrangalhar o tino dos profissionais no terreno. Umas vezes amua o nosso SI e a lentiiiidãããooo instala-se. Outras vezes, dá-lhe para a brincadeira e presenteia-nos com animados bugs, a que, por óbvia falta de sentido de humor, não achamos grande piada. (Azar nosso, que levamos com eles quer gostemos quer não). O pior é quando se deixa tomar pela ira e então para. Pura e simplesmente finca pé e, nem à mão de Deus Padre, se move. Trabalhar com os SI do SNS nunca é monótono. As surpresas informáticas, contrariamente aos cogumelos que escasseiam devido à seca, proliferam e há sempre animação.

Continuar...
 

Opinião: CHUC – Será que vai ser diferente?

Enviar por E-mail

2017.05.18

15 joaquim viana dr

(Joaquim da Silva Viana, Médico), em Diário As Beiras, de 17.05.2017


O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tem uma nova administração. Em nossa opinião, para existir um corte com o passado recente quatro pontos têm de ser abordados com determinação.

Continuar...
 

A Reforma da Rede Hospitalar - Nova gestão e novos modelos

Enviar por E-mail

2011.04.29

Jose Alberto Fonseca da Costa Pena

O tema é importante, pela sua inerência social, económica e política; por todas as razões, possivelmente também pela grande dificuldade de soluções, mas principalmente porque dependente das reformas de todos os departamentos do SNS, nomeadamente dos Cuidados Primários e da Saúde Publica além dos Hospitais, e abrangentemente incluído, numa vasta problemática de necessidades, de nova reorganização e arquitectura da Saúde.  

Continuar...
 

Avaliação do desempenho

Enviar por E-mail

2010.03.04

Avaliação do desempenho

Artigo de José Alberto Fonseca da Costa Pena*

Continuar...
 
Enviar por E-mail

DIRIGENTES DO SMZC - OPINIÃO

A Destruição da Saúde Pública / SNS

(publicado no boletim de Fev. de 2008 da SRC da Ordem dos Médicos)

José Gouvêa

 

Entrevista

(Tempo Medicina 1.º caderno de 2008.02.18)

Ana Sofia Pinto

 

As Lideranças e a Reforma dos Centros de Saúde
(publicado no jornal Tempo Medicina, Maio 2008)

João Rodrigues

 

 
Pág. 1 de 3