"O Planalto Cársico é um planalto rochoso calcário que se estende do nordeste de Itália até á Croácia, passando pela Eslovénia . Não precisámos de ir tão longe...Integrada no programa das celebrações do 43º aniversário do SMZC, organizou-se uma caminhada para os sócios e familiares precisamente...na Serra de Sicó , uma elevação rochosa cársica com 553 metros de altitude . A madrugada foi de trovoada e chuva , o cheiro era a terra molhada no ar fresco da manhã.
Partimos da Póvoa das Pêgas , serra acima ,tentando não colidir com ciclistas que andavam em prova de BTT. Passámos a aldeia do Poço, também chamada do Poço das Casas, passámos por um Canhão Fluviocársico, daqueles que não disparam balas contra ninguém, passámos por uma Ponte Filipina construída pelos nuestros hermanos quando resolveram "visitar-nos". Ao lado do nosso trilho, a companhia do Rio dos Mouros , seco como uma uva passa...
Em determinada altura do percurso o grupo dividiu-se em dois, seguindo os ajuizados conselhos do organizador-mor, sendo que o grupo dos afoitos seguiu pelo percurso de dificuldade máxima, enquanto um pequeno grupo de oito comedidos avançaram pelo trilho de dificuldade média. Atendendo a que a chuva da noite tinha tornado o piso um pouco escorregadio, os incidentes de percurso revelaram-se de importância...supérflua !!! Enquanto isso, o grupo dos valentes teve de enviar um SOS...porque a bússola deixou de indicar o Norte...
Duas horas e vinte e seis minutos depois, com nove quilómetros e duzentos e oitenta metros percorridos, voltámos á Póvoa das Pêgas, para uns petiscos na tasquinha do Manuel Júlio. E aí foi mais uma hora de convívio , á roda de uns enchidos, queijo do Rabaçal ,pão , azeitonas , escarpeadas ,cerveja e vinho tinto.
Temos de voltar á Serra de Sicó na Primavera...Não vimos as florestas de carvalho português, nem os morcegos de ferradura, nem os morcegos peluche, nem as orquídeas selvagens...Também não fomos ás Buracas do Casmilo .
Havemos de voltar...
Um abraço para todos, parabéns á organização, parabéns ao SMZC que vai continuar, por certo , como sempre , na defesa intransigente do nosso SNS ."
Manuela Sucena